quinta-feira, 7 de junho de 2018

Qual é a origem do nome do Brasil?

Resposta: Existem várias teorias sobre a origem do nome do Brasil sendo que as duas mais aceites são que o nome provém da árvore de Pau-Brasil ou da ilha mítica chamada Brazil.
O nome proveniente da árvore Pau-brasil, chamado assim por causa de sua cor vermelha, que lembrava brasas de fogo. A origem derivada da madeira já era defendida na época colonial, onde vários cronistas de importância apresentaram explicações concordantes acerca da origem do nome "Brasil". De acordo com eles, o nome "Brasil" deriva de "pau-brasil", a designação de um tipo de madeira empregada na tinturaria de tecidos.
O nome proveniente de uma ilha mítica chamada Brazil (com z). Essa lenda teria surgido entre os Celtas que diziam ser uma ilha no meio do oceano que pegava fogo constantemente. Por volta de 1339, muitos documentos da época mostram que já existia essa ilha no meio do Oceano Atlântico e visto que os portugueses tinham a representação desta curiosa ilha em alguns dos seus mapas, alguns escritores do século XX defenderam a tese de que o nome do Brasil estaria relacionado originalmente a esta ilha, e não à extração de pau-brasil como se acreditava.

Sem comentários:

Enviar um comentário